sábado, 16 de maio de 2009

N800, instalação de programas



O N800 realmente foi uma grata surpresa, como tinha comprado o iPod touch, realmente não tinha intenção de comprar este Tablet da Nokia, mas graças ao blog do Rodrigo Toledo que comentou sobre a promoção da Nokia e do Submarino, eu não resisti a tentação e acabei comprando o meu por R$ 319,00 em 12 vezes. Estou muito satisfeito com ele, navegar na internet com sua tela enorme tem sido uma tarefa muito agradável, mesmo sendo fã incondicional da Apple, a experiência de navegar pela WEB no N800 tem sido muito mais agradável. Hoje quero falar sobre a instalação de programas, apesar de não existir uma appStore, tem uma infinidade de programas nos repositórios da MAEMO, é bom não esquecer que o SO dele é baseado em Linux e por isso existem muitos programas, mas chega de papo e vamos ao tutorial, leia o restante do artigo.



Importante:


Não me responsabilizo pelo uso das informações contidas neste tutorial e eventuais problemas que venham a acontecer com seu N800,  estou apenas documentando a minha experiência pessoal na instalação de aplicativos para o N800, resumindo, se seu equipamento tiver algum problema, o problema é seu e da Nokia, eu já tenho problemas demais para resolver. :)




Ambiente testado:
N800 com OS DIABLO_5.2008.43-7
Para atualizar siga este tutorial atualização N800.

Objetivos:
01 - Habilitar repositórios com aplicativos da MAEMO
02 - Instalar o aplicativo HomeIP

Nota: O aplicativo HomeIP exibe na área de trabalho o endereço IP do seu tablet quando ele estiver conectado a uma rede WIFI.

Passo 01 - Ao ligar o tablet aparece a área de trabalho




Passo 02: Acessando o gerenciador de aplicativos






Na tela acima, após abrir o menu, escolha a opção Gerenciador de aplicativos.


Passo 03 - Conhecendo o gerenciador de aplicativos





O gerenciador de aplicativos a partir de agora, será o seu melhor amigo, através dele, você poderá instalar novos programas no seu Tablet, mas cuidado, lembre-se do espaço em disco. Na tela acima temos:
Gerenciador de aplicativos: Aqui acessamos o menu do programa, para configurar opções do gerenciador

Mostrar aplicativos instaláveis: Aqui exibe a lista de aplicativos instalados no seu N800

Procurar aplicativos instaláveis: Aqui iremos ver a lista de aplicativos disponíveis para serem instalados.

Verificar se há atualizações: Verifica se existem atualizações para os aplicativos.
Vamos conhecer o item Procurar aplicativos instaláveis, clique nele.


Passo 04 - Conhecendo a lista de aplicativos disponíveis



Na tela acima, podemos ver as categorias com a relação de aplicativos disponiveis para serem instalados no seu N800, esta relação já vem por padrão, mas você pode incluir outros repositórios disponíveis. É bom lembra que é necessário ter acesso a internet para baixar e instalar os aplicativos disponíveis.




Passo 05 - Habilitando os aplicativos disponíveis no repositórios do MAEMO.


Para habilitarmos o acesso ao repositório dos aplicativos do MAEMO,  observe a tela acima e clique em Gerenciador de aplicativos/Ferramentas/Catálogo de aplicativos

Passo 06 - Configurando o MAEMO Extras para ser exibido



Conforme a figura acima o repositório do MAEMO esta marcado como desabilitado ou seja ele não vai estar disponível para a instalação de programas, simplesmente desmarque a caixa desabilitado e ele ficará disponível. Na figura abaixo, mostra como deve ficar.




Agora confirme, clicando no botão OK, irá aparecer uma tela informando que o SO esta procurando atualizações, é só aguardar ( Veja a tela abaixo ).








Passo 07 - Novas categorias de software foram incluidas


Observe que novas categorias de software foram incluidas, agora iremos conforme o objetivo proposto no tutorial, instalar o programa HomeIP. Ele está na categoria Desktop

Passo 08 - Instalação do HomeIP





Selecione a categoria Desktop e procure na lista por homeip, conforme a tela acima, ele mostra o nome do programa e o tamanho do download, para iniciar o download, clique nele.

Passo 09 - Tela de advertência




Uma tela de advertência é aberta, dizendo que este aplicativo não foi fornecido pela Nokia e ela não garante o que possa acontecer ( Eu também não garanto nada viu :), esta mensagem sempre irá aparecer quando instalar aplicativos que não esteja no repositório padrão do N800. Então para continuar a instalação confirme no botão OK.

Passo 10 - Confirmando a instalação do aplicativo



Uma confirmação é exibida na tela, sobre o aplicativo, tamanho, em detalhes você pode ver informações sobre o mesmo. Para confirmar clique em OK.

Passo 11 - Exibindo informações sobre o download do aplicativo



Após confirmar, uma barra de progresso com informações sobre o download vai aparecer, o tem vai depender da velocidade da sua conexão a internet.

Passo 12 - Processo de instalação iniciado







O arquivo já foi baixado, o processo de instalação começou é só esperar.

Passo 13 - O aplicativo foi instalado com sucesso.




A tela acima indica que o aplicativo foi instalado com sucesso.

Passo 14 - Aplicativo em funcionamento, ip exibido na área de trabalho




A partir de agora, sempre que estiver conectado em uma rede WIFI, o seu endereço IP é exibido na área de trabalho.


Espero que tenham gostado do tutorial, apesar de ser muito simples, procurei documentar como é feita a instalação de programas pelo gerenciador de aplicativos do N800. A inclusão do repositório tem uma imensa quantidade de aplicativos que trará novas funcionalidades ao seu N800.
Existem outras formas de se instalar aplicativos que veremos em outros posts futuramente.
Deixem o seu feedback nos comentários ou mandem um e-mail para blog@pierrefreire.com.br.

Abraços.

3 comentários:

  1. Um aplicativo de 4,31mb que mostra o IP na tela. Ele não teria outra utilidade também?
    São muitos bites pra mostrar o IP.

    ResponderExcluir
  2. Efetuar,

    O objetivo principal deste tutorial, foi mostrar os passos para se instalar um aplicativo no N800, e escolhi o Home IP, de forma aleatoria, mas ele tem apenas esta função sim.
    Em determinadas situações ele é prático, mas depende de cada caso. Como uso varias redes, sempre muda meu IP.

    ResponderExcluir
  3. eu to querendo comprar ele mas eu ja tenho um mp20 . que q vcs acham , eu compro e fico com os dois fazendo a mesma coisa ou ele é muito bom?vlw

    ResponderExcluir