domingo, 12 de outubro de 2008

Livro do Aurélio - Expressões Regulares uma abordagem divertida

Esta dica é voltada aos amigos da tecnologia, é sobre o livro do Aurélio Marinho, ele trata de um assunto muito legal e importante, mas que poucos dominam ou mesmo ao menos conhecem. São as expressões regulares, para os programadores com certeza é um tema que dominado trará um diferencial enorme e com certeza irá abrir novas fronteiras nos desenvolvimentos de aplicativos. Quantas vezes precisamos filtrar alguma informação em um arquivo txto, pegar um ip, localizar uma palavra, efetuar uma busca em determinado arquivo, filtrar uma página html e por ai vai. Estas são algumas da funções das expressões regulares, e para quem deseja se aprofundar ou simplesmente começar a conhecer nada melhor do que este livro do Aurélio, que notadamente é o maior especialista brasileiro no assunto, mas ser especialista não é só o grande atrativo, a didática e a clareza que ele expõe o assunto é algo extremamente impressionante aliado a um bom humor, ler o livro o livro do aurélio é como assistir um filme e ir aprendendo naturalmente e com espontaneidade, eu comprei o livro, alias eu sou um dos felizardos que tenho uma apostila de shell script do Aurélio, além do mais você pode visitar o site dele e se deliciar com a riqueza de conteúdos e com os "causos" narrados por ele. Hoje segundo a lenda ele saiu de Curitiba e vive surfando e escrevendo na pequena Matinhos uma cidade litorânea do Paraná.
Em relação ao livro o que posso falar.
O livro começa bem, a cor amarela "a minha preferida" esta é a segunda edição, uma qualidade gráfica muito boa, são 168 páginas com 9 capítulos. É interessante para quem não tem nenhum conhecimento no assunto até para usuários avançados. Eu fiquei lendo o livro uma madrugada inteira ( Bah, tenho este hábito de ler a noite ).
Um pequeno resumo:
Do capitulo 01 ao 05: é uma viagem pelo mundo das expressões regulares, desde os conceitos iniciais até detalhes mais avançados, ele também cita mandamentos importantes para quem deseja dominar o assunto, tudo isto com uma didática incrivel.
Capitulo 06: Mostrar como usar as expressões regulares em editores de textos como Vim, Emacs, Open Office, BrOffice e o Word, para quem é usuário destes editores é um prato cheio de dicas e exemplos.
Capítulo 07: Este capítulo é voltado principalmente para os programadores e mostrar como usar expressões regulares em várias linguages de programação e utilitários de sistemas Unix: C, Perl, PHP, Python, Ruby, Action Script, JavaScript, AWK, Grep e vários outros.
Capítulo 08: Chegou a vez dos bancos de dados, incrementar as pesquisas com expressões regulares ele aborda MYSQL e Postgres.
Capítulo 09: Dicas sobre programas e bibliotecas relacionadas a expressões regulares.

Realmente é um assunto muito importante para quem atua na área de tecnologia e com certeza uma hora ou outra você vai acabar precisando usar Expressões Regulares.
Eu recentemente fiz um script shell, que baixava uma página da internet e extrai os valores das cotações de moedas e atualizava um banco postgres, e as expressões regulares foram importantes para esta tarefa.

Bem, a dica esta dada,

Abraço a todos.

Eu comprei o meu livro na temporeal. Ele foi publicado pela novatec que também vende o livro.
Abaixo segue o link do site do Aurélio e de alguns lugares que vende o livro.

Site do Aurelio
Novatec Editora

Nenhum comentário:

Postar um comentário