sexta-feira, 13 de julho de 2007

Uma revolução chamada VOIP

VOIP ? Telefonia via internet? Softphone? Ata? Codecs?

Se os termos acima não lhe são familiares, prepare-se, respire fundo, leia com atenção, vamos viajar juntos e entender o que é esta nova revolução que promete mudar radicalmente a forma de fazer negócios na área de telecomunicações.
Falar com seu amigo no Japão, em São Paulo, em Florianópolis ou em qualquer parte do planeta de graça ou pelo preço de uma ligação local, levar o ramal da sua empresa para o hotel naquela viagem de negócios, fornecer um ramal do seu PABX aos fornecedores e conversar com eles a custo zero são algumas das muitas utilidades que esta tecnologia promete e, em algumas empresas, já esta trazendo vantagens e benefícios. Iremos ver uma grande reviravolta no mercado, onde os grandes players terão que reinventar o seu modelo de negócio e novas estrelas irão surgir.
Nos Estados Unidos a Vonage já conta com milhares de usuários, na Inglaterra a lendária British Telecom já está de olho na revolução e criando a sua rede VOIP, a jovem Skype com apenas 3 anos de vida foi adquirida pelo famoso site de leilões eBay por U$s 2 bilhões, no Brasil assistimos a holandesa GVT apostando na tecnologia e ao mesmo tempo que jovens empresas - Tmais, Vono, Taho, entre outras - estão entrando no mercado.
Isto é apenas a ponta do iceberg, vamos agora acompanhar de perto, as mudanças, novidades, seja você um empresário pensando em cortar custos e agregar valor ao seu negócio, ou um estudante querendo conhecer melhor a tecnologia, ou mesmo um usuário doméstico que queira usar em casa para controlar a conta do telefone.
Neste nosso blog vamos trocar informações, juntos iremos fazer parte desta revolução, vamos conhecer as operadoras e como configurar os serviços, entender o funcionamento da tecnologia, conhecer os equipamentos que serão necessários, montar um PABX baseado em linux com Asterisk, configurar atas e softphones.
Seja bem-vindos a esta viagem ao mundo VOIP, apertem os cintos, a viagem vai começar e vamos ser parceiros inseparáveis nesta aventura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário