sábado, 14 de novembro de 2009

Atualizando para Snow Leopard 10.6 em 10 passos




Nos últimos meses novos sistemas operacionais foram lançados, a Microsoft lançou o Windows 7, a Apple o Snow Leopard 10.6 e na turma do Software Livre várias distribuições lançaram novas versões,  aproveitando o embalo, comecei as atualizações nos meus computadores, a primeira atualização foi do Snow Leopard 10.6, em breve irei atualizar o Ubuntu para o 9.10, em relação a Microsoft ainda vou ficar usando o XP, não quero investir na comprar do Windows 7 ainda.
A atualização para o Snow Leopard foi realmente tranquila, muito simples e prática,  veja o relato completo de como foi feita a atualização.

Objetivo: Detalhar instalação do Snow Leopard 10.6

Ambiente Testado:
MacBook White, 2.4, 2 gb de ram, hd de 160 - Leopard 10.5.8

Importante: Em toda atualização é necessário efetuar um backup dos dados como forma de segurança, este é apenas um relato da atualização feita em meu MacBook,  não me responsabilizo por qualquer problema que venha a acontecer.

- Iniciando a instalação
Após comprar o Snow Leopard 10.6 na Apple Store ,  iniciei a instalação ou melhor upgrade do Leopard 10.5.8, como citei acima, em toda atualização de software o bom senso nos recomenda fazer sempre uma cópia de segurança dos dados, se algo não funcionar adequadamente os dados estão a salvo. Como diz o provérbio, "faça o que  eu digo, mas não faça o que eu faço". Eu não fiz cópia de segurança, parti direto para atualização.

01 - Coloque o dvd do Snow Leopard e logo em seguida irá aparecer a seguinte tela:


Existem 3 icones, o primeiro é para iniciar a instalação do sistema: Install Mac OS X, clique nele que a festa vai começar.




02 - Após ter escolhido a opção Install Mac OS X, aparece a tela abaixo, iremos fazer a instalação padrão, clique no botão continue.



03 - Para variar, aparece o contrato que ninguém lê, para você informar que esta de acordo com os termos de utilização do software



04 - A tela irá mostrar os dispositivos de armazenamento do seu computador e onde irá atualizar o sistema.



05 - Você ainda pode desistir, clique em install se realmente quer instalar o Snow Leopard.



06 - Para atualizar  o sistema, você tem que ter poderes de administrador do sistema, coloque o seu usuário e senha.




07 - A festa começou, o sistema está sendo instalado, no meu caso, demorou em torno de 01:10 ( uma hora e dez minutos ). Então procure algo interessante para fazer.




08 - Não se assuste, depois de alguns minutos o sistema vai ser rebootado automaticamente e esta maçã vai aparecer, é um bom momento para rezar e lembrar a Deus, o quanto você foi bom e merece ter uma atualização bem normal. Esta tortura pode demorar um pouco.





09 - Depois do reboot  a tela volta a mostrar a barra de progresso sobre a instalação. É só esperar.




10 - Se você chegou até aqui, parabéns o Snow Leopard está instalado no seu computador, agora é só aproveitar.




Resumo:  O Snow Leopard 10.6, não traz nenhuma revolução em relação a parte de interface, mas a grande atualização é em relação a estrutura do sistema, o meu computador ficou visivelmente mais rápido, outra surpresa agradável foi o espaço em disco, antes de instalar tinha 9,3 GB disponível, após a instalação fiquei com 21,8 GB disponivel, 11 GB que vieram bem a calhar.
Existem outras melhorias, como programas rodando em 64 bits, os aplicativos agora tem seus próprios spaces, e outros recursos que com o tempo vamos descobrindo.
A sensação é que o upgrade valeu a pena. É algo muito simples, mas quis deixar registrado a minha experiência neste post.
E os amigos leitores? Vão atualizar para o Snow Leopard 10.6?
Contem suas experiências nos comentários.

7 comentários:

  1. Gostei do Post! Estou pensando em comprar o Snow Leopard. Mas será que todos os meus aplicativos continuarão a funcionar corretamente?! (Principal preocupação).

    Caso faça o backup utilizando o aplicativo TimeMachine, depois se ocorrer erros será possível restaurar?!

    O timeMachine realizado no Leopard é entendido no Snow Leopard?!

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. bom dia, eu tenho o 10.5.4 e tentei instalar o 10.6.3 diretamente com o DVD original de outro mac, mas nao consegui, aparecia uma mensagem dizendo que nao podia ser feito....vc poderia me dizer por que aconteceu isso?,,,abçs

    ResponderExcluir
  3. Sem saber a mensagem e ver a tela é dificil fazer algum diagnostico. Relativamente não tem segredo algum a instalação. Qual a mensagem de erro?

    ResponderExcluir
  4. Olá Pierre!!
    Olha só: me recomendaram durante a atualização marcar a opção "preservar usuário" e "não formatar o computador" para que meus arquivos e documentos fiquem como estavam. Mas a que hora aprecem estas opções? E quanto à impressora e outros compontentes? Precisam ser reinstalados após a atualização?
    Valeu de ante mão!!!!

    ResponderExcluir
  5. o meu quando aborta nao retoma a instalacao fica só carregando

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde o meu macbook não quer dar boot no DVD

    ResponderExcluir
  7. Que bom que vc avisou que demora... to esperando o meu terminar e lendo seu post fiquei mais tranquila. Obrigada por compartilhar

    ResponderExcluir