segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Configurando um ambiente de desenvolvimento para Mac, iPhone e iPod.

No último artigo, falamos sobre Tecnologias para desenvolvimento no mundo Apple, hoje iremos instalar um ambiente para desenvolvimento com as principais ferramentas de desenvolvimento. Vamos ao texto...




AMBIENTE TESTADO: MAC OS 10.5.5

OBJETIVO: Instalar ambiente de desenvolvimento para desktop, iphone e ipod com as ferramentas: objective-c, Cocoa, XCode e Interface Builder.

PRÉ-REQUISITOS:  Acesso banda larga e MAC OS 10.5.5 Leopard ( Veja como atualizar ), caso não tenha ele ainda.

IMPORTANTE: A principio as informações contidas neste tutorial, não danificam ou trazem problemas ao seu computador, mas o autor não se responsabiliza, use por conta e risco. Afinal tenho outras coisas para me preocupar, do que ficar pensando no seu computador. :)

CONTATO: Caso queira trocar informações com o autor, fica a vontade para me escrever: 
blog@pierrefreire.com.br


DICA: Coloque seus comentários no blog, assim posso ter um feedback e ao mesmo tempo compartilhar suas dicas, dúvidas com outros leitores.


O nosso objetivo é disponibilizar um ambiente para o desenvolvimento de aplicações para iPhone, iPod e desktops na plataforma Mac OS. As ferramentas que iremos instalar são:

- Objective-c
- Xcode
- Cocoa
- Interface Builder
Vamos ao site da Apple e vamos baixar o SDK para Iphone, que contém estas ferramentas e inclui tudo que é necessario para desenvolvimento do Iphone e Ipod como o simulador para estes dispositivos. Tá bom, eu tenho que contar uma noticia triste, o download tem 1,3 GB, isto mesmo giga!!! Então antes de começarmos, que tal falar com a comadre para preparar um cafezinho uns salgados, acho que vai precisar!!! Mas tenha fé, um dia acaba.

Passo 01 - Ir ao site para desenvolvedores da  Apple 

Olha como sou bacana, ainda coloco a tela para você ver, quando entrar no site, na parte de baixo da página vai ver o link para o download do SDK do Iphone, ele esta em realce na imagem abaixo. Precisa falar que você deve clicar?? Não né ? :)
Nesta página você pode ler sobre o programa de desenvolvedores da Apple, de como distribuir o seu software para o mundo via AppleStore e ganhar milhões ( Se isto acontecer, não esquece o seu amigo do blog ), enfim, várias informações sobre as politicas para desenvolvedores vigentes na Apple.
Não fica feliz, ta achando que vai baixar o arquivo logo? Veja o que acontece quando você clicar.




Passo 02 - Se cadastrando na Apple e obtendo um ID

Ei rapaz, para que diabos você quer baixar este SDK? Vai fazer o que? A Apple quer saber, ela tem direito, afinal é a dona, então aparece a tela solicitando um id da Apple ou se você não for cadastrado, preencher o seu formulário e obter o tal id. Achou que era fácil né?
Se você já tem o id, basta colocar o usuário e senha e baixar o arquivo, caso não tenha, preeencha o cadastro. Olha a tela que vai aparecer no seu navegador.



Passo 03 - Preenchendo a tela de cadastro

Não reclama, porque você não esta pagando nada pelo software, então se não tiver um id, vai ter que preeencher a tela de cadastro para obter, e preenche direito viu!!! Olha a tela que vai aparecer se você escolher a opção de cadastro.



Passo 04 - Baixando o arquivo iphone_sdk_for_iphone_os_2.1_final.dmg 


Que beleza filhão!!! Depois do cadastro finalmente você pode baixar o arquivo. Ei, não vou colocar imagem aqui não, isto você sabe fazer, já ajudei muito e estou cansado.
Então, agora pode esperar, porque vai demorar, o nome do arquivo é
iphone_sdk_for_iphone_os_2.1_final.dmg e o tamanho é 1.38 gb na minha conexão de 1mb demorou em torno de 9 horas, ou seja se tiver algum compromisso, deixa baixando ai porque vai demorar.


03 anos depois

Passo 05 - Instalando o sdk iphone

Olá, quanto tempo!!! A última vez que nos vimos, você estava lendo um tutorial aqui no blog de como instalar um ambiente de desenvolvimento para Mac né?
Bem, se tudo deu certo, você agora tem o arquivo iphone_sdk_for_iphone_os_2.1_final.dmg no seu computador, provavelmente ele esta na pasta  Usuários/Pierre/Transferências
No lugar de Pierre, obviamente você será o seu usuário.
Para acessar esta pasta no desktop do seu Mac tem o icone Macintosh HD, você clica nele e localiza o arquivo iphone_sdk_for_iphone_os_2.1_final.dmg na pasta de transferências.
Veja na tela abaixo:



Passo 06 - Instalação do SDK-Iphone

Agora vamos instalar o programa, é muito simples, você apenas clica no arquivo .dmg que você baixou. E irá aparecer a seguinte tela:


Depois de ter clicado no arquivo .dmg uma janela com o título iPhone SDK apareceu com 3 ícones dentro, conforme a figura abaixo. Agora clique no icone iPhone SDK o que esta realçado na figura.




Uma janela igual a esta irá se abrir, você confirma que quer instalar





Passo 08 - Passos finais para instalação

A tela do instalador irá se abrir, agora é responder as questões, tudo intuitivo, vou colocar só algumas das telas para exemplo.









Passo 09 - O SDK esta instalado desmonte a imagem do programa.

Para finalizar,  desmonte agora a imagem do programa veja a figura abaixo, clique com o botao direito no icone e escolha "ejetar iphone SDK"




10 - O ambiente de desenvolvimento esta instalado

Se você estiver por aqui ainda, parabéns pela persistência, vamos ver agora se onde o ambiente de desenvolvimento foi instalado.
Na área de trabalho (mesa) clique no ícone do Macintosh HD e procure a pasta Developer, abra a pasta e verá o icone que acessa o XCoder como na figura abaixo.


11 - A seguir cenas dos próximos capítulos

Bem, cumprimos o nosso objetivo, você agora tem as ferramentas de desenvolver para Mac instaladas. Nos próximos artigos iremos explorar juntos este mundo fantástico do desenvolvimento para o mundo Apple.

Deixe o seu comentário ou mande e-mail  terei o maior prazer em responder.

3 comentários:

  1. Pierre, antes de mais nada parabéns pelo excelente e maravilhoso trabalho de compartilhar seu conhecimento. Como desenvolvedor, faço, acredito e admiro quem faz isso. Parabéns também pela forma didática dos posts.

    ResponderExcluir
  2. olá, no meu SDK, não consigo executar projetos para IPHONE, a opcao no menu Project->set active sdk nao possui a opcao do simulador, apenas compila projetos para mac. So houver alguma informacao q me ajude serei bastante grato. email: tadeubauab@gmail.com . Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Pierre, meus parabéns pelos tutorias muito obrigado!estarei sempre acompanhando as atualizações!!

    ResponderExcluir