domingo, 12 de outubro de 2008

Entendendo a torre de Babel - Aprender inglês

Esta nova fase, tenho mais uma prioridade, começa a entender o bate papo que acontece na torre de Babel, para quem não sabe a Torre de Babel segundo a bíblia era um projeto de uma comunidade unida para alcançar o céu. Deus parou este projeto fazendo com que as pessoas passassem a falar linguas diferentes e com isto inviabilizou o projeto, já que ninguém mais se entendia.
Depois deste breve momento cultural e voltando aos nossos tempos, quantas vezes nos sentimos assim, principalmente na internet onde mais de 90% do conteúdo é na lingua inglesa e o inglês tem sido a Babel de muitas pessoas, inclusive do sábio profeta que vos escreve. Em janeiro fiz um curso de inglês na Nova Zelândia com minha fiel escudeira, minha esposa Sheila, foi uma experiência maravilhosa sob todos os aspectos, cultural, lazer e pessoal. A experiência de 01 mês escutando e falando (pelo menos tentando) inglês foi muito importante, a Sheila fala muito bem, ela que não acha, mas quem a acompanhou de perto na Nova Zelândia pode perceber isto. Quanto a mim, eu evolui bastante, em relação a leitura, principalmente na área técnica de tecnologia eu consigo entender e a cada dia tenho melhorado.
Mas agora resolvi me dedicar mais intensamente, eu sempre fui auto-didata e com isto no primeiro momento vou começar a estudar diariamente nesta modalidade. Tenho alguns materiais que comprei na Nova Zelândia que são bastante bacanas. Vi diversos textos na internet e conversei com algumas pessoas da área, na verdade um dos grandes segredos é aprender naturalmente e não apenas se forçar a aprender gramática como a maioria dos cursos nos ensina. No meu caso a Nova Zelândia era uma aula de inglês a todo momento, ao chegar no mercado, pegar o taxi, pedir uma informação ou seja tudo era natural e a gramatica muitas vezes não era o mais importante e sim a comunicação. Lógico que com o tempo devemos nos dedicar a isto também, mas o primeiro momento o entendimento parece ser a fronteira a ser conquistada.
Algumas atividades:
- Ler livros em inglês da minha área ( As vezes pego o dicionário e também não entendo 100% da
frase, mas o entendimento é o importante )
- Comprei um cd com palvras em inglês, vou voltar a escuta-los diariamente.
- Ler noticias na internet em sites como a CNN
- Assistir filmes em inglês ( Eu confesso, tenho que aprender a fazer isto )
- Conversar com pessoas em foruns na internet
- Se tiver um amigo no exterior, ligue pra ele de vez em quando, use o skype é baratinho.

Bem, quero colocar alguns links que achei bacanas para estudar.

As palavras mais comuns da lingua inglesa
Site muito bom com dicas de inglês
Site BBC Londres

Nosso blog na viagem a Nova Zelândia

Quem tiver mais dicas legais e quiser compartilhar é só colocar nos comentários.


3 comentários:

  1. daeee meu velhOoo... bem, te aconselho a assistir filmes e prestar atenção nos termos, principalmenet gírias, assim vc pega a manha da "parte" prática da coisa hehe

    ahh, acessa o planet.enova.com.br que tem uns posts em ingles pra vc treinar rsrs

    tá legal o blog, e o churras, já confirmou?

    abração

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcão,

    Já estou dando uma olhada no link que você passou.
    Em relação ao churrasco, eu confirmei minha presença. Vai ser bacana rever a turma da UNIVALI.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá Pierre. Sou o Marcos, o mesmo deixou um comentário no curso de Objective-C. Não sei se você conhece, mais um bom método de aprender o inglês é através de podcast. No próprio iTunes Store tem um link para os podcast e está inundado de material para o aprendizado da língua inglesa. Eu recomendo o do Dr. Jeff McQuillan (eslpod.com), ele é muito divertido e é bem regular na publicação dos podcast. E mais uma coisa, depois de fazer o download pelo iTunes, o diálogo está no tab lyrics. E se você achar muito fácil, tem o Grammar Girl (grammar.quickanddirtytips.com/), é mais para nativo, mas é muito bom. Esses dois site me ajudaram bastante. Estou escrevendo este comentário diretamente de New Westminster em Britsh Columbia, Canada.
    Abraços,
    Marcos

    ResponderExcluir