terça-feira, 21 de outubro de 2008

Série objective-C 03 - Exercícios de fixação

Amigos do blog, que estão acompanhando esta série, chegamos ao terceiro artigo e hoje iremos fazer alguns exercícios de fixação para rever os conceitos que aprendemos até o momento. Gostaria de receber o feedback dos leitores que estão acompanhando o texto seja por e-mail ou pelos comentários para que possamos aprimorar os próximos artigos. Leia o restante do artigo.



Artigos da série


Nos dois primeiros artigos, criamos uma aplicação básica e compilamos na linha de comando editando o texto com o VIM e usando a IDE XCode via interface gráfica. Em relação a edição ficará a criterio de cada um, seja usando o Vim, XCode ou outro editor que se sentir mais confortavel.

* Usuários Linux e Windows
Outro detalhe que gostaria de falar é em relação aos usuários de windows e Linux, estes poderão acompanhar os artigos e compilar os programas com as respectivas ferramentas de cada sistema. No Linux poderão usar o GCC e o Mingw no Windows, nestes artigos iremos nos focar no objective-c que é linguagem base para que possamos mais tarde usar o Cocoa e desenvolver softwares para Mac, Iphone e Ipod.


Quem puder ajudar, pode colocar nos comentários ou faz um roteiro da instalação do objetive-c no Linux e no windows.

A fim de fixar o aprendizado irei colocar alguns programas pequenos para analisarmos.




# Para compilar no terminal

macbook-de-pierre:curso-objectiveC pierre$ gcc program2.m -o program2 -lobjc

# Executar o programa
macbook-de-pierre:curso-objectiveC pierre$ ./program2 
Primeira linha
Segunda linha

Entendendo o programa

Esta linha permite usar as funções da biblioteca stdio.h, no caso a função printf
  #import  "<stdio.h>"

As linhas precedidas pelo simbolo / são comentários e portanto ignoradas pelo compilador
// Desenvolvido por Pierre Freire
// E-mail: blog@pierrefreire.com.br
// Versao: 0.01
// Nome: program2.m


Esta linha demarca o inicio da função main que coloca o programa em funcionamento

O int no inicio é um contrato onde a função se compromete a retornar um valor inteiro.
ela é chamada com dois parametros:  o primeiro é o número de argumentos que serão passados
via linha de comando e o outro quais são estes parametros ( veremos mais adiante )
int main (int argc,const char *argv[])

As chaves delimitam o corpo do program.
{}

A função printf imprime a string entre aspas, o \n é um caractere de controle que indica uma quebra de linha, ou seja no exemplo a string "Segunda linha, sera impressa na outra linha, por causa do \n.
printf("Primeira linha\n");
printf("Segunda linha\n");

Finaliza o programa retornando o inteiro prometido no inicio da funcao main o 0 é um código que o programa retorna geralmente para informar que ele terminou com sucesso.
return 0




# Compilar o programa
macbook-de-pierre:curso-objectiveC pierre$ gcc program3.m -o program3 -lobjc


# Resultado do programa
macbook-de-pierre:curso-objectiveC pierre$ ./program3 
26

#Novidades
A novidade nesta linha é que a função printf agora tem dois argumentos ( parametros ), o primeiro dentro da string temos o caractere de controle %i que indica que o proximo argumento a ser impresso é um inteiro e o \n que todos já conhecem né, para ele saltar para a próxima linha.
printf("%i\n",22+4);








# Compilar o programa
macbook-de-pierre:curso-objectiveC pierre$ gcc program4.m -o program4 -lobjc


# Resultado do programa
macbook-de-pierre:curso-objectiveC pierre$ ./program4 
Media calculada --> 8.500000


# Novidades
Neste programa a novidade que usamos variaveis pela primeira vez, criamos 3 variaveis do tipo float, este tipo permite que a variavel guarde valores que tenham casas decimais como 8.5 por exemplo. eles foram declaradas e inicializadas com um valor fixo cada uma.
A media foi armazenada baseada no valor de nota1 e nota2.
A Linha printf agora mudou um pouco no primeiro argumento imprimos a string:
 Media calculada ---> e informamos que o segundo parametro a ser impresso seria do tipo float com o caractere de controle %f e o\n para saltar para próxima linha.

Existem mais detalhes a serem vistos em relação a variaveis e outros aspectos, o principal objetivo deste exercicio é fixar a aprendizagem com a edição dos códigos e uso do compilador.

No próximo artigo falaremos um pouco sobre orientacao a objeto e daremos os primeiros exemplos de uso no objective-c.

Observações: Os programas em objective-c devem ter a extensao .m


Enquanto isso, estudem e continuem mandando e-mail para trocarmos informações.

Abraços.



4 comentários:

  1. Olá Pierre

    Parabéns pelo blog. Muito interessante o conteúdo.
    Passa lá no blog "A Energia da Inovação" http://blog.inovaideia.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog.
    Exemplos e linguagem de fácil entendimento, era o q estava faltando!

    ResponderExcluir