sábado, 11 de outubro de 2008

Tecnologia em Sistemas para Internet - UNIVALI

Hoje volto a atualizar o blog, a partir de agora quero fazer isto com mais frequência.
E para começar esta nova fase quero falar um pouco sobre CURSO SUPERIOR. Em julho conclui o curso de Tecnologia em Sistemas para Internet pela UNIVALI na cidade de Itajaí em Santa Catarina, este curso nos confere o título de Tecnólogo e nos permite seguir nossa carreira acadêmica fazendo especialização, mestrado e doutorado. É um curso de 2 anos e meio, com o foco voltado para preparação do estudante para o mercado de trabalho.
Tive a honra de fazer parte da primeira turma que começou com um total de 45 alunos e ao final 5 concluiram o curso no período minimo ou seja 2 anos e meio. Em relação ao curso de tecnologo, a dedicação é essêncial, por ser um curso menos longo, e bem direcionado para um foco do mercado ele exige um nível de dedicação muito grande e acho que isto foi um fator decisivo para que apenas 11% da turma concluisse no tempo previsto.
Em relação ao curso, imagino que cada centavo investido tenha válido a pena, pelo menos na minha opinião.
Um diferencial importante do curso foi o projeto integrador, diferente do curso de bacharelado como Ciências da Computação por exemplo, o nosso ao invés de fazer e apresentar um TCC no final, iniciamos desde o primeiro semestre uma disciplina chamada projeto integrador, na qual livremente escolhiamos um projeto para web e com o apoio de um professor iniciavamos a sua implementação, com os conhecimentos aprendidos naquele semestre, no final do curso fizemos a apresentação final do projeto com uma banca presente. Realmente foi uma experiência muito bacana onde desde o primeiro semestre tivemos a oportunidade de vivenciar na prática a criação de um projeto. Isto me rendeu um lucro no final(risos), o meu projeto final foi um Sistema que controla uma central telefônica Asterisk com alguns recursos interessantes, como relatório das ligações, envio de sms e estado das ligações, este projeto hoje funciona em alguns clientes meus.
Um detalhe muito legal, foram as disciplinas relacionadas a empreendedorismo ministradas pelo professor Ovidio no quarto semestre e pela professora Jurema no quinto semestre, com estes ensinamento tivemos oportunidades de exercitarmos o nosso lado empreendedor e com certeza isto foi um divisor de água na vida de alguns colegas ou seja já pensavamos sair da faculdade e montar nossa empresa. isto foi muito legal.
Em relação ao conteúdo do curso, estudamos redes, linguagens de desenvolvimento para web como JSP e PHP, tivemos no terceiro semestre aulas de Java para Desktop, estudamos banco de dados, aulas de engenharia de software, engenharia de usabilidade, streaming de vídeo, sistemas de recomendação web, sistemas de informação e uma bela introdução ao Software Livre e seu modelo de negócio feito pelo professor Fabricio Bertoluzzi.
Para finalizar, comecei o curso com o seguinte histórico: 15 anos atuando no desenvolvimento de sistemas, 7 anos atuando em uma grande empresa de Brasília na área de desenvolvimento e gerenciamento de redes, vários cursos na área: Cisco, Linux e Voip. Ao final a sensação é que realmente valeu muito a pena, aprendi bastante, reforcei o meu lado teórico e agreguei valor a prática que já tinha, a UNIVALI e seus professores e coordenador estão de parabéns pela excelência do curso, como primeira turma tivemos alguns problemas eventuais, mas contornados com rapidez.
Bem, gostaria de deixar este feedback para alguém que esteja interessado em fazer um curso de tecnólogo, a minha experiência valeu a pena. E a UNIVALI se mostrou uma ótima universidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário