quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Primeiras impressões com o Mac no uso diário

Como já coloquei em todos os posters e muitos de vocês acompanharam, estou com um Macbook da Apple e durante este pouco tempo de uso, estou muito satisfeito com o equipamento. Vamos ao texto...




Depois de muitos anos com a plataforma PC e com a dupla Windows e Linux ao lado 24 horas, esta mudança está bem divertida, ele veio instalado com o MAC OS, é o sistema operacional da Apple, para os não nerds é o similar ao Windows no mundo PC ou Linux para os usuários deste sistema. 
O equipamento me cativou pelo design refinado e os detalhes minuciosamente estudados, em termos de performance a máquina é incrivelmente rápida e extremamente silenciosa, a tela muito confortável e a qualidade de audio muito boa.
Em relação a parte do software o Mac Os, me surpreendeu, pela estabilidade, usabilidade e pela interface matadora mas sem perder a facilidade de uso.
Para quem começa no mundo Mac, nos primeiros momentos se sente um pouco perdido e o cerébro com aquela comparação, como faço isto mesmo, no Windows era assim.....
Um conselho é esquecer tudo e começar de novo, mas com uma vantagem imensa, a curva de aprendizado é rápida.
Como o meu Macbook tem hardware da Intel, eu posso instalar Linux ou Windows, inclusive a Apple tem um programa que ajuda nesta migracão o bootcamp para instalação nativa ou existem as opções de se rodar via VMWARE ou Parallels como uma máquina virtual, tudo ao gosto do freguês, um detalhe legal pelo que andei lendo no site da APPLE é que o bootcamp ajuda na preparação dos drivers do Windows, o que facilita bastante.
Ainda não fiz estas operações, estou me acostumando e gostando bastante do Mac OS.
Sobre o Mac OS, a Apple nas duas últimas versões tiveram codnomes de animais, o Tiger e o atual o Leopard, será que o próximo será o Lion?(risos).
Eu já fiz a atualização para o Mac OS 10.5.5 e foi bem tranquila.

A parte de acentuação a princípio é bem estranha para quem veio do mundo Windows, no meu caso, no primeira vez que o liguei o computador, o sistema perguntou qual seria o layout do meu teclado, eu escolhi português brasileiro, e como "antigamente" para acentuar tentava shift+acento+tecla e nada, fiquei encucado!! Pesquisando na net, o Google tem sido meu grande parceiro nesta entrada no mundo Mac, eu descobri que ele tem as combinações especificas dele.
Por exemplo para o acento agudo você faz: aperta a teclas  OPTION+E ( vai aparecer o acento ) e depois você digita a letra que vai receber o acento, parece complicado, mas na prática é  bem tranquilo, tem opções de se configurar mapas de teclados para ficar semelhante ao mundo Windows, mas se ele nasceu assim e para aprender não demora, para que mudar né? (risos)

Vou contar um segredo para vocês, eu fui testar o driver de CD/DVD, já achei estranho não tinha um botão para apertar, eu pensei: Meu Deus!!! Quero o meu botão, passando o momento de insanidade, eu pensei se não tem botão é só colocar o DVD, então coloquei: Que show, abriu o DVD, mostrou um icone na mesa ( área de desktop ), tudo tranquilo, acabei de usar o DVD, fui colocar outro. Opa e agora? Como vou tirar ele?? Olhei, analisei, procurei, chamei a Sheila minha esposa e perguntei, tá tenho 15 anos que lido com computador, mas você pode me ajudar a tirar o DVD do driver? (risos).
Que diabos, não tem o botão para ejectar ele. Bem então fui ao Senhor, sabedor de todas as dificuldades e nosso guia espiritual o Google:  Pimba!!! Tem que clicar no ícone do DVD na tela e escolher eject, e o DVD saí né!! Muito fácil e moderno. Mas que eu gosto de apertar o botão eu gosto. Bem este post esta muito grande, vou continuar os trabalhos de configuração e volto mais tarde. 

Abraço.

Pierre




Um comentário:

  1. Tb sou um usuário da dobradinha Linux/windows no PC, e a alguns meses adquiri um mac. Tive esse mesmo problema para ejetar o cd no meu macmini. Lendo o manual descobri as seguintes opções:
    1)jogar o icone do CD na lixeira,
    2) usar o botao eject no teclado da apple
    3)clicar em eject (sua dica)
    4)Ligar o computadoe segurando o botao esquerdo do mouse (usei essa opcao pois tive uns probleminhas na hora de formatar o mac OS e ele esatava corrompido)

    Seu blog é muito bom, parabéns.

    ResponderExcluir